CONCLUSÕES

Fonte: Autor (2024).

O resultado do teste não paramétrico de Mann-Whitney apontou haver evidência suficiente para concluir que existe diferença estatisticamente significativa entre as medianas referentes às propriedades dos solos colapsíveis e expansivos, exceto no caso das variáveis porosidade e densidade real dos grãos devido ao quantitativo de dados nessas variáveis.

Banco de Dados de Solos Especiais (BANDASE)

Sistema de Informação Geográfica de Solos Expansivos e Colapsíveis do Brasil (SIGSECBR)

Fonte: Autor (2024).

Reitera-se que a identificação dos solos colapsíveis e expansivos representa uma atividade complexa, visto que existem diversos fatores que influenciam o comportamento colapsível ou expansivo. Caso o objetivo seja obter uma maior confiabilidade e a mitigação dos riscos, sugere-se que o processo decisório seja pautado na análise conjunta envolvendo ensaios de campo, ensaios de laboratório e aplicação de critérios. Importante que tal análise seja realizada por profissionais que tenham experiência e conhecimento sobre as particularidades desses solos.

Fonte: Autor (2024).

Painéis de Business Intelligence de Solos Expansivos e Colapsíveis (PABISEC)

Aplicativo de Solos Expansivos e Colapsíveis (APPSEC)

Fonte: Autor (2024).

Ante todo o exposto, é possível afirmar que a importância deste trabalho está alicerçada em quatro pilares (BANDASE, SIGSECBR, PABISEC e APPSEC) que permite fomentar estudos para o avanço do conhecimento no que tange aos solos expansivos e colapsíveis. 

Autor

Jesce John da Silva Borges