SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA
Representação esquemática geral de utilização do SIG
Hamada e Gonçalves (2007), ao discorrerem sobre os preceitos do SIG, apresentam uma representação esquemática sobre a utilização desse sistema (Figura 45). É possível perceber que se trata de um processo cíclico. Os processos que ocorrem no ambiente SIG envolvem a aquisição de dados, a entrada de dados, o armazenamento e análise de dados, as informações para a tomada de decisões e a ação.
Representação esquemática geral de utilização do SIG, segundo Hamada e Gonçalves (2007).
Componentes
Inicialmente, Maguire et al. (1991) apresentam o SIG como sendo composto por 4 (quatro) elementos básicos: hardware, software, dados e pessoas. Posteriormente, Longley et al. (2015) representam o SIG com dois elementos adicionais, sendo eles: procedimentos e redes. Sendo assim, pode-se afirmar que os Sistemas de Informação Geográfica é constituído por 6 (seis) componentes: hardware, software, dados, pessoas, procedimentos e redes.
Componentes de um SIG, segundo Longley et al. (2015).
QGIS
Histórico
O QGIS é um software de SIG disponível de forma gratuita e de código aberto. O programa apresenta uma interface gráfica amigável, simples e atraente. Tem funcionamento em diversas plataformas, tais como Windows, macOS, Linux e Android. O projeto teve início em maio de 2002 e o lançamento ocorreu em junho desse ano. O objetivo era criar um visualizador gratuito para a base de dados geográfica que permitisse o funcionamento em sistemas operacionais livres.
Evolução do QGIS ao longo dos anos.
Linhas de desenvolvimento
O QGIS apresenta duas linhas de desenvolvimento de versões: Long Term Release (LTR) e Latest Release (LR). A primeira, versão de longa duração, representa a versão estável e confiável, sendo a recomendada para ambientes de produção. As versões LTR, além de contar com suporte a longo prazo, não permitem a introdução de novidades até que seja substituída pela versão seguinte.
Linhas de desenvolvimento do QGIS.