OBSERVAÇÕES

Pressupostos, ressalvas e fatores limitantes

Ressalta-se a necessidade de apresentar alguns fatores considerados no resultado deste trabalho, bem como as condições limitantes:

Idoneidade das fontes de informação

Presume-se que os mapas fundamentais e os dados espaciais utilizados neste trabalho representam fontes idôneas de informação, dado que foram coletadas de órgãos oficiais.

Abordagem generalista

Trata-se de um trabalho que envolve uma análise geral devido à magnitude da área abrangida, que resulta em um volume expressivo de dados, não permitindo uma análise minuciosa dos inúmeros aspectos expostos nos resultados deste estudo.

Abrangência dos resultados

Exclui-se do resultado o território correspondente à ilha de Fernando de Noronha, dado que os mapas fundamentais não englobam essa extensão territorial. Ressalta-se que foram consideradas exclusivamente as feições dos polígonos contidas nos mapas fundamentais. Tal consideração também se aplica aos produtos cartográficos resultantes. Portanto, deve-se ter cautela no uso do resultado para escala com maior detalhamento.

Informações quantitativas

Buscou-se extrair informações das regiões e das unidades federativas, já que as tabelas de atributos dos mapas fundamentais não apresentam os campos referentes às delimitações supracitadas. Para isso, realizaram-se operações de geoprocessamento para coletar os quantitativos dessas áreas. Devido ao uso de bases cartográficas diferentes, reforça-se que os valores expostos são quantitativos aproximados, não devendo ser enquadrados como valores exatos.

Cálculo de área

Frisa-se que os cálculos de área das feições, necessários para obter os valores quantitativos, foram realizados em projeto separado, utilizando o Sistema de Projeção Cônica Equivalente de Albers. Em seguida, tais valores foram adicionados à tabela de atributos da camada do projeto principal usado no QGIS, o qual adota o Sistema de Referência Geocêntrico para as Américas, SIRGAS2000. Apesar dessa cautela, os quantitativos de áreas não resultaram em valores iguais aos contidos nos mapas fundamentais devido ao uso de base cartográficas diferentes.

Banco de dados

Sugere-se que, ao realizar estudos detalhados, o trabalho original seja consultado para obter informações acuradas sobre os dados. Ressalta-se que existe a pretensão de que BANDASE seja aprimorado ao longo dos anos através de atividades desempenhadas pelo Grupo de Estudos dos Solos Não Saturados da Universidade Federal de Pernambuco. Em relação às versões, caso o BANDASE tenha aceitabilidade e difusão pelos usuários, projeta-se que seja realizada a publicação semestral ou anual, dependendo do volume de incrementos e atualizações.

Corpos de água

Ressalta-se que, diferentemente do mapa fundamental pedológico, as áreas correspondentes aos corpos de água não estão representados no mapa climatológico. Em virtude disso, a carta derivada de climatologia não apresenta informações sobre os corpos de água. Portanto, registra-se que os quantitativos expostos sobre os níveis de suscetibilidade incluem tais áreas.

Quantitativo de ferramentas

Devido ao número de programa e aplicativos utilizados neste trabalho, limitou-se a revisão bibliográfica às temáticas relacionadas às principais ferramentas.

Fonte: Autor (2024).