HIPÓTESES
CARTAS DE SUSCETIBILIDADE
Conjectura-se que as técnicas de geoprocessamento permitam gerar produtos cartográficos capazes de exteriorizar as áreas suscetíveis à ocorrência de solos colapsíveis e expansivos para o território nacional, evidenciando os locais com níveis de suscetibilidade (alto, médio e baixo) estabelecidos a partir de análise de condicionantes naturais. Consequentemente, vislumbra-se obter um material cartográfico essencialmente orientativo para o uso e ocupação do solo.
BANCO DE DADOS
Pressupõe-se que a ocorrência de solos colapsíveis e expansivos seja mais significante na Região Nordeste, dado que, devido à consonância com as características predominantes dos solos supracitados, as particularidades dessa região apresentam condições favoráveis para a manifestação dos fenômenos de colapso e expansão.
PAINÉIS DE BUSINESS INTELLIGENCE
Depreende-se que, devido ao volume expressivo de dados, os painéis de business intelligence proporcionem a geração de informações relevantes no tocante aos aspectos dos solos colapsíveis e expansivos. Além disso, pressupõe-se que a ferramenta facilite a exposição dos resultados e permita a interação com os usuários gerando visão geral rápida e dinâmica desses resultados.
APLICATIVOS
Infere-se que os aplicativos web promovam agilidade e praticidade no acesso às informações de suscetibilidade ao colapso e à expansão para diversas localidades do território brasileiro, uma vez que os dados e os arquivos são armazenados e processados com base na computação em nuvem do Google. Pressupõe-se que a interface dos aplicativos ofereça aos usuários opções de extrair conhecimento a partir navegação sobre os documentos cartográficos, configurando em uma ferramenta de utilidade para os profissionais na etapa preliminar dos projetos de engenharia, bem como para a comunidade acadêmica no desenvolvimento de estudos pertinentes ao tema abordado neste trabalho.