Análise Estatística

Resultados

A análise descritiva das características do BANDASE apontou que os dados são classificados como não paramétricos, ou seja, não possuem distribuição normal (p < 0,05) perante o teste de normalidade (Shapiro-Wilk), implicando no uso da mediana e dos quartis como medida de tendência central e de variabilidade, respectivamente. Somando-se a isso, resultou na utilização de recursos gráficos específicos, sendo eles: histograma, curva de densidade, diagrama de caixa e gráfico de violino. Quanto às técnicas estatísticas, aplicaram-se os testes Shapiro-Wilk, Mann-Whitney e Sperman.

Fonte: Autor (2024).

Representação gráfica do resultado da análise estatística referente à granulometria.

Fonte: Autor (2024).

Baseado na amplitude interquartil, que representa a concentração de 50% dos dados, os solos colapsíveis apresentam valores menores de argila, menores de silte, maiores de areia, menores de pedregulho e menores de partículas de argila em relação aos solos expansivos. Na perspectiva geral, as representações gráficas evidenciam uma maior variabilidade nas propriedades dos solos expansivos.

Fonte: Autor (2024).

Sistema Unificado de Classificação de Solos (SUCS)

Perante o Sistema Unificado de Classificação de Solos (SUCS), as propriedades físicas dos solos colapsíveis e expansivos, representadas quantitativamente pela medida de tendência central (mediana), apontaram enquadramento na categoria de solos grossos e solos finos, respectivamente. 

Baseado na figura abaixo, verifica-se que os solos colapsíveis foram classificados como areia argilosa (SC). Em relação aos solos expansivos, houve dupla classificação, visto que a marcação no recurso gráfico ocorreu próximo à Linha A. Em virtude disso, tais solos foram classificados como argila siltosa de alta compressibilidade (CH - MH).

Resultado da classificação dos solos colapsíveis e expansivos perante o SUCS, segundo valores de mediana oriundos do BANDASE.

Fonte: Autor (2024).

Resultado perante o Sistema Unificado de Classificação de Solos (SUCS).

Fonte: Autor (2024).

Classificação triangular

As frações dos solos colapsíveis resultaram na classificação de areia argilosa, enquanto os solos expansivos foram enquadrados na classificação de argila siltosa. Perante tal conclusão, ratifica-se o resultado da classificação frente ao Sistema Unificado de Classificação de Solos (SUCS).

Fonte: Autor (2024).

Resultado perante a classificação triangular da Mississippi River Commission.

Fonte: Autor (2024).