CONDICIONANTES

Climatologia

Segundo Vianello e Alvez (1991), a classificação climática de Thornthwaite consiste no modelo que compara dados de evapotranspiração potencial com dados de precipitação. Baseado nesses dados, calculam-se vários índices que compõe o balanço hídrico. O índice de umidade total – Iu busca avaliar a efetividade da precipitação devido à necessidade de saber se a precipitação é maior ou menor do que evapotranspiração. Esse índice é usado para classificar o clima em 9 classes, numa escala de umidade que varia do seco ao muito úmido.

Tipos climáticos, baseados no índice de umidade, segundo Thornthwaite (1948) e Thornthwaite e Mather (1955).

Fonte: Adaptado de Vianello e Alvez (1991).

Mapeamento dos tipos climáticos, segundo classificação de Thornthwaite (1948).

Fonte: Adaptado de Mingoti et al. (2021).

Pedologia

Sob a responsabilidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o Sistema Brasileiro de Classificação de Solos (SiBCS) mais recente foi publicado em 2018 e corresponde a sua 5a edição. Esse SiBCS consiste em um sistema taxonômico de solos, hierárquico, multicategórico e aberto, com a finalidade de classificar todos os solos existentes no Brasil. A chave de classificação é composta por 6 níveis categóricos: ordens, subordens, grandes grupos, subgrupos, famílias e séries.

O primeiro nível categórico (ordem) é composto por 13 classes e seus nomes são formados pela associação de um elemento formativo com a terminação “-ssolos”.

Elementos formativos e significados dos nomes das classes.

Fonte: Santos et al. (2018).

Mapa de Solos do Brasil, segundo o Sistema Brasileiro de Classificação de Solos (SiBCS) com legenda atualizada.

Fonte: Embrapa (2012).
Fonte: Autor (2024).