GOOGLE EARTH ENGINE (GEE)
O Google Earth Engine (GEE) é um serviço de processamento geoespacial que utiliza a infraestrutura de nuvem do Google. Representa uma plataforma de computação para análise científica e visualização de conjuntos de dados geoespaciais, disponibilizada para usuários acadêmicos, sem fins lucrativos, empresariais e governamentais (GOOGLE, 2022).
Plataforma
Dentre as maneiras de interagir com a plataforma, podem ser elencadas 3 (três) formas: Editor de Códigos, Explorador e Documentação. O primeiro é um Ambiente de Desenvolvimento Integrado (Integrated Development Environment - IDE) baseado na web para escrever e executar os códigos (scripts). O segundo consiste em um aplicativo web para explorar o catálogo de dados e executar análises simples. Por fim, o terceiro fornece funções de Python e JavaScript para auxiliar os usuários no desenvolvimento de seus protótipos. O Editor de Códigos apresenta os elementos expostos na figura ao lado.
Plataforma do Editor de Códigos do Google Earth Engine.
Aplicativos (Apps)
Os aplicativos do GEE são interfaces de usuário dinâmicas e compartilháveis. Através desses aplicativos, os especialistas podem usar elementos de interface simples para aproveitar o catálogo de dados e o poder analítico do GEE, tanto para especialistas quanto para não especialistas. Os aplicativos publicados no GEE podem ser acessados a partir do URL específico, gerado no momento da publicação. Nenhuma conta do GEE é necessária para visualizar ou interagir com um aplicativo publicado (GOOGLE, 2022).
O GEE também disponibiliza aos desenvolvedores uma API referente à interface do usuário, elucidando os procedimentos para obter os recursos de interface gráfica, tais como botões, caixas de seleção, controles deslizantes, caixas de texto, menus de seleção, gráficos, manipuladores de eventos, dentre outros.